segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ensaio do jornalista Jorge Sanglard sobre o livro "O Direito no Divã"...












O Direito no divã - Jacob Pinheiro Goldberg


Um advogado que viaja pela mente


Jorge Sanglard - Jornalista e pesquisador


Há mais de cinco décadas, Jacob Pinheiro Goldberg vem construindo uma sólida carreira como psicólogo e doutor em psicologia, assistente social, ensaísta, escritor, orador e advogado, que durante muitos anos atuou na militância forense. Mas é como polemista que vem, ao longo do tempo, questionando o conformismo e lançando um olhar atento sobre os caminhos que o Brasil e os brasileiros trilham no rumo do desenvolvimento humano e social. A sua contundente ação crítica levou a Tribuna do Direito a reconhecê-lo como “o advogado que viaja pela mente”. E não é para menos, pois foi essa nova percepção de Goldberg que levou a prática da psicologia jurídica voltar seu enfoque para a análise sistemática do crime e da violência no Brasil ao lado da psiquiatria forense. Centenas de conferências, artigos, livros, entrevistas e reflexões pavimentaram seu esforço nesse sentido e, seu filho, Flavio Goldberg, alinhavou toda essa trajetória ao reunir no livro intitulado “O Direito no divã - Ética da Emoção” (Saraiva) as idéias e as reflexões de um livre pensador antenado com as coisas de seu tempo.


Sempre atento a questões polêmicas como a violência cotidiana contra a mulher, os crimes bárbaros que chocam a sociedade, a pedofilia, a situação do menor infrator, as raízes da violência urbana, a sociopatia e as questões do Direito Penal, Jacob Goldberg, desde o início de sua trajetória como advogado, assumiu, corajosamente, o compartilhamento do saber fazendo uso da mídia e negou o encastelamento da academia, ampliando o horizonte de suas avaliações. Flavio Goldberg enfatiza a parceria com Xênia Bier, na TV Bandeirantes, e com Antonio Celso, no rádio, quando Jacob deu passos importantes no sentido de dividir a cidadania intelectual com a sociedade em busca da “causa justa”.


Continuação do texto em http://www.juizdefora-oabmg.org.br/novo/index.php?pg=noticia&ID=341

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Encontro Brasileiro de Economia da Foto e Imagem – EBEFI

Em palestra dada no Frei Caneca onde ocorreu o Encontro Brasileiro de Economia da Foto e Imagem, Jacob Pinheiro Goldberg fala sobre "A Era da Imagética"




Jacob Pinheiro, psicanalista: “Imagino o fotográfo como o viajante solitário descrito por Bruce Chatwin no livro “Na Patagônia”. Um peregrino não atrás de Parságada, mas de si mesmo. Acredito que o fotógrafo está preocupado não na busca das imagens externas, mas nas imagens internas do íntimo. Quanto mais ele busca, mais essas imagens escapam, o que torna o trabalho do fotógrafo como uma investigação psicanalítica de si mesmo.”