segunda-feira, 11 de abril de 2011

Caso Realengo: Entenda a cabeça de um sociopata

Imagem: Corbis Imagens

Publicado em: 07-04-2011 às 17h16 no Portal 123achei

Por Luciana Meningue

Nesta quarta-feira, 07, o Brasil ficou chocado com o caso do jovem que abriu fogo contra crianças de uma escola no Realengo, zona Oeste do Rio de Janeiro.
Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira munido de duas armas calibre 38 semi automáticas, atirou nos alunos que estavam nas salas e se suicidou em seguida. O jovem matou 11 crianças, deixou 13 feridas e quatro ficaram em estado grave.

Casos semelhantes
Em 1999, no Colorado (EUA), aconteceu o caso da Columbine High School em que Eric Harris, 18 e Dylan Klebold, 17 atiraram em colegas e professores causando a morte de 13 pessoas e deixando 21 feridos. Esse evento foi tema do premiado documentário "Tiros em Columbine" (Bowling for Columbine) filmado em 2002 pelo polêmico diretor Michael Moore.
Em 3 de novembro também do ano de 1999, o estudante de medicina Mateus da Costa Meira entrou na sala 5 do cinema do Morumbi Shopping em São Paulo, com sua submetralhadora Cobray M-11 disparando contra a platéia. Na ocasião morrerem três pessoas, quatro ficaram feridas e 15 em estado de choque. Ele ficou conhecido como "o atirador do cinema" ou "o atirador do shopping".

Entenda como funciona a cabeça de um sociopata:

O Portal 123achei conversou com o Psicólogo Jacob Pinheiro Goldberg sobre os casos de massacres e o comportamento dos envolvidos. Veja a seguir:
Portal 123achei - De que maneira as crianças, adolescentes, professores e as famílias foram afetadas no caso do Realengo?
Goldberg – As pessoas são afetadas direta e indiretamente. De forma direta no caso dos que participaram do acidente (crianças, adolescentes e professores), reagem com medo e indignação, podendo até mesmo desenvolver uma paranóia. Já as famílias que foram atingidas de forma indireta, podem ter efeito pós traumático com manifestações até mesmo físicas como insônia, terror noturno, depressão, etc. Existem muitos tratamentos possíveis dentro da psicologia e da psiquiatria que podem tratar diretamente desses traumas mesmo sabendo que no caso da perda não haverá uma cicatrização.

Portal 123achei – Como podemos identificar um ato de violência como os crimes comentados acima?
Goldberg - Trata-se de uma manifestação de revolta diante do sistema de disciplina e ensino que a cultura e a educação demandam. O indivíduo para aquisição da cultura depende da obediência das regras sociais. Se ele possui uma dificuldade de conviver de maneira razoável com a comunidade em que vive, ele manifesta essa impotência de forma violenta. Desta forma podemos explicar o “abrir fogo” contra as crianças que aparentemente convivem de forma tranquila com aquilo que ele não pode lidar.

Portal 123achei – Qual o perfil que pode vir a ser um sociopata?
Goldberg - O indivíduo que tem o famoso “pavio curto” pode cometer ou vir a apresentar um comportamento violento inesperado, entretanto não é uma regra e podemos encontrar um sociopata que tem um perfil mais recalcado, o famoso “engole sapo”.

Portal 123achei – Acha que uma pessoa aparentemente normal pode vir apresentar um comportamento violento?
Goldberg -Eu não acredito em ruptura instantãnea. Todo crime tem uma gênese, isto é, um começo e um processo. Se alguém acha que um sociopata não tinha até então um coportamento violento certamente essa pessoa não foi bem observada. O sociopata dá indícios em sua biografia.

Jacob Pinheiro Goldber é doutor em psicologia, Psicólogo e Advogado.
Contatos: (11) 3259-5953
E-mail: jacobpgoldeberg@yahoo.com.br
Site: www.jacobpinheirogoldberg
.com.br

Também disponível em: http://www.123achei.com.br/noticias/brasil/2011/04/07/Caso-Realengo:-Entenda-a-cabeca-de-um-sociopata.html

Nenhum comentário: